Next: , Previous: Copiando, Up: Top


História do Desenvolvimento do Geomview

Geomview foi originalmente escrito no Geometry Center da the University of Minnesota in Minneapolis. O Geometry Center era um centro de pesquisa e educação fundado pela National Science Foundation, com a missão de promover pesquisa e comunicação de assuntos relacionados à matemática. A maioria do trabalho era direcionado ao uso de computadores para ajudar a visualização de conceitos matemáticos.

O projeto que eventualmente levou ao Geomview começou no verão de 1988 com o trabalho de Pat Hanrahan sobre um programa de visualização chamado MinneView. Pouco tempo depois Charlie Gunn começou o desenvolvimento da OOGL (Object Oriented Graphics Language) juntamente com o MinneView. Muitas pessoas comtribuiram para a OOGL e o MinneView, incluindo Stuart Levy, Mark Meuer, Tamara Munzner, Steve Anderson, Mario Lopez, Todd Kaplan.

Em 1991 o staff do Geometry Center começou o trabalho sobre uma nova e melhorada versão da OOGL, e um novo e melhorado programa de visualização, o qual eles chamaram Geomview. Naquele tempo essencialmente o único jogo no comercio para gráficos interativos em três dimensões era Silicon Graphics (SGI), de forma que Geomview foi desenvolvido inicialmente em estações de trabalho SGI, usando a IRIS GL. A primeira versão foi finalizada em Janeiro de 1992. Essa primeira versão tornou-se muito popular entre visitantes do Geometry Center, e através do ftp do Centro (isso ocorreu antes do advento da web) pessoas em outras instituições começaram a usar essa primeira versão também.

Adicionalmente a estações de trabalho SGI o Geometry Center tinha algumas poucas estações NeXT completas, de forma que após Geomview estar sendo executado em máquinas SGIs a equipe desenvolveu uma versão para NeXTStep também. Nessa época ouveram muitos milhares de pessoas usando Geomview ao redor do mundo.

Alguns anos depois a equipe portou Geomview para o X windows e a OpenGL, e eventualmente, com o desaparecimento da NeXT, a versão para NeXT seguiu o mesmo caminho.

Nessa missão de incentivar a comunicação entre pesquisadores e educadores, o Geometry Center desenvolveu um web site, www.geom.umn.edu, mais tarde em 1993. Esse foi um dos primeiros 300 sítios na web que existiram no mundo. Uma parte desse sítio web era certamente devotado ao Geomview, e ajudou a propagar o trabalho durante sua existência.

O Geometry Center fechou suas instalações de "tijolos e cimento" em Agosto de 1998 (NSF cortou suas verbas), mas o sítio web continuou a existir, e o Geomview continuou a ser popular ao redor do mundo. Em Dezembro de 1999 algum membro da equipe original do Geometry Center configurou http://www.geomview.org como casa permanente na web para o Geomview.

Os autores originais do Geomview, bem como vários outros volunários ao redor do mundo, estão ainda ativamente envolvidos na utilização e no desenvolvimento do Geomview.