Existem muitos caminhos para chamar um objeto dentro do Geomview.
Para selecionar um arquivo, duplo-clique sobre o seu nome no navegador no canto superior direito, ou clique sobre o seu nome e pressione a tecla <Enter>, ou ainda digite o nome do arquivo dentro da caixa de texto na parte inferior do navegador e pressione a tecla <Enter>.
Se o arquivo selecionado contiver dados geométricos OOGL, esse arquivo irá ser adicionado ao navegador de alvos (Targets) do Geomview. Se esse arquivo contiver comandos GCL em lugar de conter dados geométricos OOGL, o arquivo será interpretado. Veja GCL.
Quando o apinel de arquivos (Files) aparecer pela primeira vez, o diretório selecionado no navegador de diretórios é o diretório atual — que corresponde ao diretório a partir do qual você chamou o Geomview. O navegador de arquivos mostra todos os arquivos nesse diretório, incluindo os que não são arquivos do Geomview. Se você tentar chamar um arquivo que não contenha um objeto OOGL e também não contenha comandos do Geomview, o Geomview irá mostrar uma mensagem de erro.
O navegador de diretórios também lista um segundo e um terceiro diretórios adicionalmente além do diretório atual. O segundo, que termina em data/geom, é o diretório de exemplos de dados do Geomview. Esse diretório contém uma grande variedade de amostras de objetos. Esse diretório também contém muitos subdiretórios. Em particular, os subdiretórios hyperbolic e o subdiretório spherical possuem amostras de objetos hiperbólicos e esféricos, respectivamente. Entradas no navegador de diretórios são vistas apenas como entradas de arquivos; para visualizar um subdiretório, clique sobre o nome do referido diretório.
O terceiro diretório mostrado no navegador de diretório, que termina em geom, contém muitos subdiretórios com outros arquivos do Geomview dentro deles. Esses arquivos são usados menos frequêntemente que os outros no diretório data/geom.
Você pode mudar a lista de diretórios mostrada no navegador de diretórios
do painel de arquivos (Files) usando o comando set-load-path
;
Veja (set-load-path ...)
.
load
, geometry
, new-geometry
,
e read
permitem a você chamar um objeto dentro do Geomview;
veja GCL. Veja (load ...)
. Veja (new-geometry ...)
. Veja (read ...)
.