Módulos externos aparecem no navegador de Módulos (Modules) no painel principal (Main) do Geomview. Para executar um módulo, clique no botão esquerdo do mouse sobre a entrada do módulo no navegador. Enquanto o módulo estiver sendo executado, uma linha adicional para aquele módulo irá aparecer no navegador. Essa linha inicia-se com um número entre colchêtes, que indica o número de instância do módulo. (Para alguns módulos faz sentido ter mais de uma instância do módulo sendo executado ao mesmo tempo.) Você pode encerrar um módulo externo através de um clique sobre sua entrada vermelha de instância.
Por padrão quando Geomview inicia, mostra todos os módulos que tiverem sido insta-lados no seu sistema.
Para instruções sobre intalação de algum módulo no seu sistema de forma que esse módulo apareça no navegador de módulos (Modules) toda vez que Geomview estiver sendo executado por alguém no seu sistema, veja Module Installation.
Quando Geomview chama um módulo externo, cria pipes conectados às saídas e às entradas padrão do modulo. (Pipes são como arquivos exceto que eles são usados para comunicação entre programas em lugar de armazenar coisas em um disco.) Geomview interpreta qualquer coisa que o modulo escreve em sua saída padrão como um comando GCL. Da mesma forma, Se um módulo externo requisita qualquer dado do Geomview, Geomview escreve aquele dado para a entrada padrão do módulo. Dessa forma tudo que um módulo tem de fazer com o objetivo de comunicar-se com Geomview é escrever comandos para sua saída padrão e (opcionalmente) receber dados de sua entrada padrão. Note que isso significa que o módulo não pode usar a entrada padrão e a saída padrão para comunicar-se com o usuário. Se um módulo precisar comunicar-se com o usuário isso pode ser feito ou através de um painel de controle nele próprio ou em caso contrário através de respostas a certos eventos que esse módulo encontrar como saída vinda do Geomview.